Desde 2010, os gastos das campanhas com Marketing Político Digital vêm crescendo consideravelmente. Os candidatos identificaram que podem alcançar pessoas de maneiras que não eram possíveis com a escala e a velocidade que apenas a internet permite.
As campanhas baseadas em estratégias de Marketing Político Digital oferecem muitas oportunidades para influenciar os eleitores, oferecendo um método para alcançá-los onde estão.
Limites de gastos
Estima-se que os candidatos destinem boa parte de sua verba eleitoral em campanhas de Marketing Político Digital. Os limites de gastos para as Eleições 2022 serão definidos em lei e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que publicará portaria sobre o tema até 20 de julho deste ano.
A regra é um dos destaques da Resolução n.º 23.607/2019, com as alterações instituídas pela Resolução n.º 23.665/2021.
De acordo com a norma, aqueles que gastarem recursos além dos limites estabelecidos estarão sujeitos ao pagamento de multa no valor equivalente a 100% da quantia que exceder o termo estabelecido.
Isso significa que, se houver um momento para adotar o Marketing Político Digital em suas campanhas políticas, é agora. Com prazos cada dia mais curtos, uma estratégia digital ajudará a gerar os resultados que o candidato precisa para ganhar as eleições.
Alcance mais pessoas e de forma segmentada
Uma boa estratégia de Marketing Político Digital, possibilita que você se conecte com eleitores em todos os seus dispositivos, conquistando quando e onde eles estão prestando atenção. Aqui estão alguns dos outros benefícios de aproveitar o Marketing Digital para suas campanhas políticas:
As plataformas digitais oferecem um enorme alcance ao seu público alvo porque a maioria das pessoas está online. Uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários — um aumento de 7% em relação a 2019. Com isso, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa e muitos desses usuários são eleitores em potencial que você pode segmentar, reduzindo-os pelo seu eleitorado demográfico ideal.
Com estratégias de Marketing Político Digital, você pode atingir diretamente seu público alvo para qualquer objetivo, limitando ao grupo que você deseja. Você pode segmentar por geolocalização, por interesses ou até mesmo pelo contexto de sua mensagem, para garantir que alcance eleitores receptivos às suas mensagens. A segmentação vai te ajudar a alcançar os eleitores certos nos momentos certos.
Alcance todas as gerações que são digitalmente engajadas
- Os baby boomers representaram 40% dos votos nas Eleições de 2018, totalizando mais de 59 milhões de votos. Um crescimento de 9% quando comparado às eleições de 2014. As gerações mais velhas historicamente têm maior probabilidade de comparecer e votar, e estão cada dia mais presentes nas redes. Abriu-se também uma nova possibilidade no mercado de consumo e publicidade que, segundo Cléa Klouri, sócia da Hype 60+, especializada em público sênior, ainda é pouco explorada.
- A geração X e os Millennials (Geração Y) estão se aproximando dos baby boomers em sua parcela do eleitorado brasileiro. A geração X nasceu entre 1965 – 1980, é conhecida por sua independência, mas sem perder o convívio social. Suas maiores lutas são pela liberdade e por seus direitos. Foram seguidos pelos Millennials ou geração Y, que nasceram de 1981 a 1999. Foi a geração que viu a tecnologia nascer e as maiores transformações mundiais.
- A geração Z é uma geração votante, assim como aos millennials. Eles são conhecidos por serem socialmente conscientes e práticos, e essas características orientam seus padrões de votação. Segundo a Ampliar, vencedora do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social-2021, essa geração já nasceu conectada. Acostumada a ter um smartphone o tempo todo em sua companhia. Usa a internet e as mídias sociais como uma maneira de expor seus pontos de vista, sob as mais variadas maneiras possíveis. Preocupada com questões sociais, está sempre discutindo direitos das minorias e outra causa que esteja "em alta" no momento. São engajados politicamente e muitos estão acostumados a ir às ruas para defender suas opiniões políticas.
Chame a atenção dos eleitores que estão conectados
Segundo uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, 21% dos entrevistados utilizam as redes sociais para consumir informação e preferência eleitoral, enquanto os sites, blogs e portais, 11%. Apesar da televisão ocupar 52% como meio preferencial, o consumo de informação política através das mídias digitais tende a crescer em 2022.
As comunidades online apoiam as campanhas de marketing político digital
As Comunidades Online são uma tendência na internet e estão atraindo mais participantes, pois ajudam as pessoas a se sentirem parte de algo.
Já em uma Rede Social Política, além de gerar uma sensação de pertencimento. Os usuários conhecem outras pessoas que pensam de forma parecida com a sua e podem opinar sobre diversos assuntos relacionados à temática proposta.
Mas por quer ter sua própria Rede Social?
Além de controlar toda base de dados, com sua Rede Social Política você pode criar uma estratégia de comunicação mais eficiente. Proporcionando um diálogo de duas vias entre a liderança e sua base política.
Em um único local você disponibiliza várias atividades como pesquisas, fóruns de discussões, enquetes, agenda de eventos. Pode incentivar os membros da sua Rede Social Política a participar com acumulo de pontuações, medalhas, permitindo que os participantes compartilhem seus posts no Facebook, LinkedIn e Twitter.
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